Para os índios o sol era gente e se chamava KUANDÚ. Kuandú tinha três filhos: um é o sol que aparece na seca; o outro, mais novo, sai na chuva e o filho do meio ajuda os outros dois quando estão cansados.
Há muito tempo um índio Juruna teria comido o pai de KUANDÚ.Por isso este queria se vingar. Uma vez Kuandú estava bravo e foi para o mato pegar coco. Lá encontrou Juruna em uma palmeira inajá. Kuandú disse que ele ia morrer, mas Juruna foi mais rápido acertando Kuandú com um cacho na cabeça. Aí tudo escureceu. As crianças começaram a morrer de fome porque Juruna não podia trabalhar na roça e nem pescar. Estava tudo escuro. A mulher de Kuandú mandou o filho sair de casa e ficou claro de novo. Mas só um pouco porque era muito quente para ele. O filho não aguentou e voltou para casa. Escureceu de novo. E assim ficaram os 3 filhos de Kuandú. Entrando e saindo de casa. Portanto, quando é seca e sol forte é o filho mais velho que está fora de casa. Quando é sol mais fraco é o filho mais novo. O filho do meio só aparece quando os irmãos ficam cansados.
UMA PEQUENA COLEÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DO SOL: FOTOS, DESENHOS, GIFS, PINTURAS, VIDEOS, MÚSICAS, ETC. A maioria das imagens foi capturada na internet. Algumas foram modificadas outras são de minha autoria. Se alguma tiver direitos autorais registrados, por favor, avise-me e ela será retirada imediatamente. I do not claim authorship or ownership to any of these images. I just really like them. To my knowledge all photos are in the public domain. If you think otherwise, let me know.

Nenhum comentário:
Postar um comentário